Taekwondo joseense treina para peneira da Seleção Brasileira
31/03/2017
Atletas da equipe de taekwondo de São José dos Campos treinam na Academia Dragões
Os 17 atletas de São José dos Campos estão se preparando para disputar a vaga no time nacional, durante o Grand Slam Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A equipe de taekwondo de São José dos Campos se prepara para buscar uma vaga na Seleção Nacional. Um elenco de 17 atletas (9 do programa Atleta Cidadão e 8 da equipe principal) disputará, nos dias 7 e 8 de abril, o Grand Slam, torneio que reúne os melhores do país na modalidade. A competição será realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro (RJ). A organização é da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo).

Ao todo, serão mais de 300 atletas, tentando o espaço para treinar e disputar torneios nacionais e internacionais com a equipe brasileira principal.

“Em cada chave formada para o torneio, o campeão conquista a vaga de titular na seleção, o vice de primeiro reserva e o terceiro colocado, de segundo. Para estar no torneio, tem que ser um dos melhores do Brasil”, explica o coordenador técnico do Atleta Cidadão, Antônio Alcântara.

Para se classificar, os joseenses tiveram que se enquadrar em um dos seguintes critérios: estar entre os três membros atuais da seleção na própria categoria, estar no top 3 do ranking nacional, ser o atual campeão ou vice do Campeonato Brasileiro, ser campeão da Copa do Brasil, ou estar entre os 30 melhores do mundo.

O elenco de São José segue forte para a competição, com destaque para alguns lutadores: Júlia Vasconcelos (de 23 anos, há 6 na seleção adulta, tendo disputado a Olimpíada do Rio), Sandy Macedo (15 anos, titular da seleção em 2016, primeira do ranking nacional juvenil e campeã do US Open) e Willian Silva (23 anos, que chegou às semifinais do último US Open, na categoria adulto). Eles estarão acompanhados dos coordenadores técnicos do Atleta Cidadão e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional, responsável pelas equipes adultas e também mantido pela Prefeitura).

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Passada a idade de permanência, o atleta tem oportunidade de entrar na equipe do Fadenp, que dá suporte na captação de recursos e estrutura esportiva.