Prefeitura lança plano para atrair novos empreendimentos
31/03/2017
Gestores municipais e dirigentes de empresas participam do evento de lançamento do plano
A apresentação ocorreu no Parque Tecnológico, com a presença de gestores de cidades da região e operadores de empresas do ramo Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (31), no Parque Tecnológico, o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Logística de São José dos Campos e Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Participaram do evento cerca de 20 gestores da área de desenvolvimento econômico de cidades da região e operadores de empresas do ramo.

O lançamento do plano teve como objetivo motivar discussões e iniciar ações para atração de novos investimentos para a região na área de logística, como os Centros de Distribuição (CDs), que geram emprego e renda para os municípios.

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura ressaltaram que São José dos Campos e região oferecem inúmeros atrativos para a vinda de novos centros distribuidores de produtos, como a privilegiada logística geográfica, com fácil acesso para toda a região, aos grandes centros e ao Porto de São Sebastião.  

Durante o evento, São José dos Campos foi ressaltada por ser a quinta maior cidade exportadora do país, com US$ 4,9 bilhões em produtos exportados em 2016. Outro importante atrativo para atrair futuros investidores é que a cidade e a região possuem também mão de obra altamente qualificada e diversos incentivos municipais, que promovem resultados positivos aos empreendimentos.

Segundo o especialista em logística José Geraldo Vantine, o mercado produtivo está passando por mudanças que afetam diretamente a logística da entrega dos produtos ao consumidor final. “Com o desenvolvimento de novas plataformas de comércio eletrônico, o consumidor já quase não frequenta mais o balcão das lojas e faz seus pedidos diretamente do celular, notebook e tablet. Isso acaba requerendo novas tecnologias para a distribuição dos produtos e, ao mesmo tempo, oportunidade de novos negócios”, argumentou.