Abordagem social atende 24 horas a população de rua
31/03/2017

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realiza por meio de equipes de Apoio Social abordagens às pessoas em situação de rua. Vinte e quatro horas por dia, inclusive aos finais de semana, sete equipes coordenadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão monitoram praças, parques e ruas para identificar crianças, jovens, adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência.

Profissionais capacitados oferecem cuidados de higiene, roupas limpas, alimentação, entre outras. Também é feito um cadastro para armazenar os dados do morador de rua, além de atividades que buscam reinserir o cidadão à sociedade.

“Através do programa de abordagem é possível acompanhar de perto o cidadão, de maneira direta e integrada com todos os serviços municipais, o que otimiza o trabalho e nos permite obter resultados cada vez mais satisfatórios”, cita Fernando Alves da Silva, agente social.

Durante a abordagem social, quando há aceitação, essas pessoas são encaminhadas aos serviços da rede socioassistencial, que é constituída de equipamentos públicos, como o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), às UBS (Unidade Básica de Saúde), entre outros serviços próprios e da rede conveniada da Prefeitura.

Atualmente, a Prefeitura conta com seis peruas e mais 44 agentes sociais para os serviços de abordagem. A Prefeitura mantém 7 abrigos, com estrutura para o atendimento de 120 pessoas. E mais 6 abrigos menores, que abrigam aproximadamente 20 pessoas cada. Para encaminhar pessoas em situação de rua basta ligar para o telefone 153.