Alunos do ensino fundamental aprovam Jornada Ampliada
03/04/2017
Alunos da Escola Municipal Jacyra Baracho
Os estudantes da Escola Municipal Jacyra Baracho, no Jardim Veneza, estão animados com as atividades extracurriculares oferecidadas Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza, zona sul de São José dos Campos, estão animados com o início do ano letivo da Jornada Ampliada de estudos. O atendimento em período integral, que oferece atividades extracurriculares aos estudantes de 6 a 14 anos, aconteceu nesta segunda-feira (3).

Nesta escola, cerca de 220 estudantes do 4º ao 7º ano estão inscritos na Efeti (Escola de Formação em Tempo Integral), entre eles Lavínia Mendonça, do 6º ano. “Gosto muito da aula em período integral. As atividades são divertidas e práticas, facilitando a aprendizagem”, ressaltou. A sala dela foi a que teve maior adesão ao projeto, com 24 inscritos em uma turma de 30 alunos.

Participar da Jornada Ampliada é opcional e pode beneficiar até cerca de 2.400 alunos de 12 escolas municipais. A escolha pelo integral é feita pelos pais durante a matrícula e rematrícula.

O aluno Davi Honorato, também do 6º ano, participa pelo terceiro ano consecutivo da Jornada Ampliada e destaca que foi uma escolha pessoal participar das aulas em período integral. “Eu pedi aos meus pais para entrar pra Efeti, pois assim posso aproveitar melhor o tempo na escola e receber mais recursos que me ajudarão nos estudos, estou muito animado com o início das atividades neste ano”, diz Davi.

A Efeti é um projeto que prevê que os alunos recebam, além das disciplinas do ensino fundamental, uma complementação pedagógica, com atividades relacionadas à formação de hábitos e atitudes que desenvolvam trabalhos nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer.

Neste ano, a Efeti está ampliando o acompanhamento pedagógico de português e matemática, oferecendo quatro aulas a mais dessas áreas por semana, ampliando e intensificando o aprendizado.

Escolas com atendimento integral

• Emef Rosa Tomita