Lixo Tour recebe uma média de 300 visitantes por mês
03/04/2017
Alguns objetos expostos, como máquinas fotográficas, datilográficas e de costura, aparelhos de rádio, televisores e instrumentos musicais
Entre os objetos expostos, estão máquinas fotográficas, datilográficas e de costura, aparelhos de rádio, televisores e instrumentos musicais Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Urbam recebe uma média mensal de 300 visitantes, principalmente alunos de escolas públicas e particulares, no Lixo Tour. O programa de educação ambiental apresenta os cuidados dados aos resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos.

O Lixo Tour recebe ainda alunos de universidades, técnicos de empresas, entidades e outras prefeituras. Lá eles conhecem a sala ambiental, o Museu do Lixo, o aterro sanitário, o centro de triagem, onde é feita a separação dos materiais recicláveis, a lagoa de chorume e a Estação de Tratamento de Biogás.

Na sala ambiental, os participantes assistem a uma palestra e aos vídeos que ensinam o que pode ser separado para a coleta seletiva, bem como sobre a prática dos 5R (recusar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Recebem também informações sobre os pontos de entrega voluntária, a coleta gratuita de eletroeletrônicos, pontos de coleta de pilhas e baterias, coleta hospitalar, entre outras.

A expectativa é que, após a visita, os alunos mudem o comportamento com relação aos cuidados que se deve ter com os resíduos, desde a geração, passando pela separação até a disponibilização para os respectivos serviços de coleta. Além disso, são multiplicadores das informações recebidas junto aos familiares.

Por ano, o programa atende mais de 3 mil visitantes. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3944-9416.