Urbam faz parceria para autorizar doação e captação de córneas
03/04/2017

Secretaria de Saúde

O termo de cooperação entre a Urbam, o Hospital Próvisão e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que autoriza a abordagem dos familiares para a doação, assim como o procedimento de captação das córneas nas dependências do complexo funerário, será assinado nesta terça-feira (4), às 16h, na sede da Urbam, na Vila Industrial.

A partir deste mês, São José dos Campos passará a ser referência para os 39 municípios da região não só para transplantes, mas também para captação de córneas.

Uma parceria da Prefeitura de São José dos Campos, Hospital Próvisão e Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), pioneiro na captação de córneas no país, permitirá ampliar o atendimento, beneficiando um número maior de pacientes que necessitam do transplante para voltar a enxergar.

Atualmente, o Próvisão realiza em torno de 12 cirurgias por mês. Há uma lista de 138 pacientes, inclusive de outras cidades, esperando para fazer o transplante.

Com o fortalecimento desta parceria, será possível aumentar a demanda de cirurgias e encurtar o tempo de espera, beneficiando inúmeros pacientes da região, que não precisarão mais procurar atendimento em outras cidades.

Captação

O Próvisão já realiza transplante há cerca de dez anos e, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, conseguiu a habilitação para fazer a captação de córneas. O procedimento passará a ser feito na funerária da Urbam, com apoio da Secretaria de Saúde e do BOS, o primeiro hospital especializado em oftalmologia do Brasil.

A captação só será realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador.

Equipes do BOS/Próvisão permanecerão em plantão durante 24 horas na funerária para abordagens e explicações às famílias. Assim como os médicos, para a realização dos procedimentos.

Segundo o Próvisão, a parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba prevê ainda a cooperação técnica na implantação de residência médica e oferta de equipamentos de alta tecnologia.

Paralelamente, também com apoio da Prefeitura e do BOS, será lançada uma campanha de conscientização sobre a doação de córneas, que será realizada de 15 de abril a 20 de maio, no Vale Sul Shopping. Para ser um doador, a pessoa precisa manifestar o desejo em vida, para que a família se conscientize e autorize a doação no futuro.