Prefeitura anuncia doação de área para o Cemaden
04/04/2017
Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden
O anúncio foi feito no Parque Tecnológico, durante o 1º Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos vai doar uma área de 54 mil metros quadrados para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), junto à área do Parque Tecnológico. Enquanto isso, o órgão vai ampliar para mais 1.500 metros quadrados a estrutura que funciona dentro do complexo tecnológico.

O anúncio da ampliação da estrutura e a doação do terreno foi feito nesta terça-feira (4), durante o 1º Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden, onde representantes das defesas civis de mil municípios, incluindo São José dos Campos, participaram de capacitação para alertas naturais.

Segundo balanço do Cemaden, nos últimos cinco anos foram emitidos 5.700 alertas ao Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), que servem para evitar ou minimizar impactos sociais e econômicos decorrentes de desastres naturais.

Ter uma das bases do Cemaden na cidade contribui positivamente para o trabalho de monitoramento e prevenção de catástrofes, como previsão e alertas de desastres naturais. Em janeiro, por exemplo, o Cemaden enviou um alerta para a Defesa Civil sobre o risco de deslizamento ou escorregamento. Em março, outro alerta foi emitido sobre chuva com potencial de enxurrada.

No primeiro dia do encontro, agentes e engenheiros da Defesa Civil de São José passaram por capacitação sobre os desafios de monitorar alertas e riscos de desastres. Durante o evento, foi feito também o lançamento do sistema de disseminação dos alertas por SMS junto ao Cemaden.

O seminário se estende até a próxima quinta-feira (6) e permitirá ampliar e estreitar as comunicações e os retornos das emissões de alertas de riscos de desastres naturais para os órgãos, como Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Defesas Civis Estaduais e Municipais.

Segundo a organização, essa comunicação contínua e sistematizada do retorno sobre os alertas emitidos entre Defesas Civis e Cemaden possibilitará a integração necessária dos diversos órgãos brasileiros que atuam no gerenciamento de risco de desastres dos níveis federal, estadual e municipal.