Programa direcionado a crianças e adolescentes está de volta
05/04/2017

Secretaria de Educação e Cidadania

O programa Olho Mágico, responsável por identificar futuros atletas em São José dos Campos, será retomado pela Prefeitura.

O primeiro núcleo será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Norma de Conti Simão, localizada no Bosque dos Ipês, na zona sul da cidade. A primeira atribuição para os professores de educação física interessados em participar será realizada em 17 de abril. A atividade com os alunos da escola está programada para maio.

Criado há onze anos, o Olho Mágico busca despertar em crianças e adolescentes o interesse pelo esporte e ajudar a detectar novos talentos para o programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura.

Em seu auge, o programa chegou a ter quatro núcleos espalhados pela cidade, com professores da rede municipal de ensino realizando atividades físicas com 60 crianças e adolescentes por escola, em média. Desde 2013, as ações estão paralisadas.

“O objetivo é introduzir a importância do esporte aos mais novos, em uma fase em que há vulnerabilidade e pode haver alguns desvios na formação. Queremos mostrar isso por meio do espírito de equipe, valorização do coletivo e disciplina”, explica a chefe da Divisão de Atividades Esportivas Comunitárias, Cláudia Pedroso.

Nesse primeiro núcleo os profissionais do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) vão aplicar avaliações físicas aos alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental. Posteriormente, serão feitas atividades direcionadas ao handebol e vôlei. As modalidades foram escolhidas com base no aproveitamento de talentos pelo Atleta Cidadão.