Prefeitura de São José amplia oferta de exames de endoscopia
05/04/2017

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos está reativando um contrato com o Hospital Próvisão, que passará a ofertar, a partir da segunda quinzena deste mês, 400 exames mensais de endoscopia, reduzindo a grande demanda reprimida que vem desde 2014. Até esta quarta-feira (5), havia 6.700 pacientes à espera do exame na rede municipal de saúde.

Além da oferta de 400 exames por mês pelo Próvisão, a Prefeitura negociou junto ao Governo do Estado o aumento do número de exames pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que passará de 90 para 180 por mês. Soma-se a isso os 150 exames que são feitos em caráter de urgência e emergência no Hospital Municipal.

Assim, com a oferta total de 730 exames por mês, a Secretaria de Saúde conseguirá equilibrar a oferta e demanda da rede, estancando de vez esse problema. A fila, no entanto, só será possível equacionar em alguns meses, já que a demanda reprimida se acumula há mais de três anos. Serão chamados, prioritariamente, os pacientes que estão há mais tempo aguardando o exame.

A Secretaria de Saúde salienta, no entanto, que para os exames de endoscopia feitos no Hospital Municipal, em caráter de urgência e emergência, não há demanda reprimida.

Além da oferta de mais vagas, a Prefeitura vai fazer uma reavaliação desta fila, já que, por ser muito antiga, pode não refletir a real demanda. Desta forma, os pacientes serão convocados para as unidades de origem dos pedidos para que o médico avalie a necessidade ou não dos exames, pois muitos já podem até ter sido realizados.

A gestão de todas as filas de exames na rede pública começou a ser estudada pela Prefeitura no início deste ano, após a constatação de um grande número de reclamações e problemas diversos com os contratos de prestadores de serviço, como o Hospital Próvisão, que parou de realizar os exames em agosto do ano passado.

Em março, a Secretaria de Saúde conseguiu equacionar o problema de fila de ultrassom obstétrico, que tinha mais de 2.700 pacientes à espera do exame no início do mês, uma média de 4 meses. Com a renegociação dos contratos de prestação de serviços com o Próvisão, Hospital Municipal (Ambulatório da Mulher) e Antoninho da Rocha Marmo, a oferta foi ampliada e a fila zerada em pouco mais de 30 dias.