Evento estadual sobre drogas reúne mais de 200 pessoas
05/04/2017
Participantes durante o 7º Encontro Estadual sobre Drogas
O encontro discutiu políticas públicas sobre drogas e o trabalho das comunidades terapêuticas no tratamento aos dependentes químicos Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de 200 pessoas, representando mais de 20 municípios de São Paulo, estiveram presentes no 7º Encontro Estadual sobre Drogas, promovido nesta quarta-feira (5).

O encontro foi promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) e Conselho Municipal de Atenção às Drogas.

O evento, que aconteceu durante todo o dia no auditório da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, sob a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, discutiu políticas públicas sobre drogas e o trabalho das comunidades terapêuticas no tratamento aos dependentes químicos.

“A Secretaria da Justiça é um órgão do Governo do Estado que tem como função levar cidadania às pessoas, fazer parcerias com conselhos atuantes, formular políticas públicas e ações. Esse é o motivo do nosso encontro aqui hoje”, destacou o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, Luis Souto Madureira. Ele ressaltou ainda a importância em contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, redução de danos, diminuição da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

O encontro teve apresentação de paineis por representantes do Coned, Prefeitura e demais órgãos presentes, além da apresentação da fanfarra da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), e encerrou com a apresentação do painel sobre o tema “Descriminalização – Perspectivas Interdisciplinares”, com Luiz Fernando Farah de Tófoli (Unicamp), Fabio Lima (Ministério Público Estadual) e Bruno Martinelli Scringoli (Defensoria Pública Estadual).