Programa leva atividade física a 19 entidades sociais da cidade
06/04/2017
Atendidos pelo Integra participam do programa De Bem com a Vida
A atividade no Integra, realizada em 29 de março, foi marcada pela alegria e diversão entre professores, auxiliares e as pessoas atendidas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O programa De Bem com a Vida, que é desenvolvido pela Prefeitura e leva alegria e atividade física às 19 entidades de assistência social de São José dos Campos, atendeu 513 pessoas em março.

As mulheres foram as que mais participaram das ações, com 281 registros. Pelo público masculino, foram 232 pessoas atendidas. Os pacientes mais ativos no programa são da faixa etária acima de 60 anos, representando 26% dos dados.

Entre as entidades beneficiadas pelo De Bem Com a Vida neste ano, estão o Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), a URL (Unidade de Reabilitação Leste), a Escola Municipal Elza Bevilacqua e as unidades do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) Centro/Norte, Leste, Sul, Infantil e AD.

O trabalho é desenvolvido por 12 professores de educação física e dois auxiliares, que se dividem entre os atendimentos nos períodos da manhã e da tarde.

Em média, a equipe do programa visita de duas a cinco instituições de assistência social por dia, dependendo do tipo de atividade desenvolvida em cada lugar, de terça a sexta-feira. Os atendimentos acontecem das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.

Iniciado há 19 anos, o programa atende asilos, casas de apoio à pessoa com deficiência (física, mental ou visual) e unidades de reabilitação. Com o auxílio de tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados, os educadores desenvolvem exercícios que envolvem coordenação motora e raciocínio, promovendo também a integração entre os pacientes assistidos.

“O objetivo é a melhoria da qualidade de vida do paciente. É um trabalho muito delicado, e muitos são bem debilitados. Então, qualquer movimento que ele faça a mais durante a brincadeira já é uma evolução para ele. E aquele sorriso, aquela satisfação, tanto para o professor quanto para o aluno, é muito gostoso”, explica Rosana Domiciano, chefe da Divisão de Recreação e Lazer da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Olimpíada especial

No final do ano, os atendidos pelo programa De Bem Com a Vida têm a chance de colocar em prática tudo o que aprenderam, participando da Olimpíada Recreativa Esportiva Especial (Oree).

O evento, que tem duração de 5 dias, promove competições de jogos de mesa, vôlei e atletismo adaptado, além de um festival de dança.

“A Oree é o fechamento do nosso trabalho. Nisso tudo, vêm também entidades convidadas para participar, e é o momento de eles mostrarem para a população o que eles fazem e do que são capazes”, diz Rosana.