Treinamento orienta alunos no combate ao Aedes aegypti
06/04/2017
Alunos da Escola Municipal Maria Nazareth Veronese interagem com soldados do DCTA
A primeira atividade de prevenção foi realizada na Escola Municipal Maria Nazareth Veronese (Jardim da Granja) e reuniu 120 crianças Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quinta-feira (6), em parceria com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), uma sensibilização para alunos da rede pública e privada do município sobre as arboviroses, doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O objetivo da capacitação, que prossegue até o final de maio, é sensibilizar os alunos a partir dos 7 anos sobre as formas de transmissão, controle do vetor e eliminação dos criadouros. A iniciativa também visa estimular a formação de brigadas mirins contra a dengue nas regiões onde moram.

O primeiro treinamento foi realizado nesta quinta na Escola Municipal Maria Nazareth Veronese, no Jardim da Granja, reunindo 120 crianças. De maneira simples e descontraída, os soldados da Aeronáutica focaram, principalmente, as formas de prevenção das doenças.

Para o tenente José Romero da Costa, o engajamento das Forças Armadas ajuda o trabalho da Prefeitura no combate ao mosquito transmissor dessas doenças. “É uma ação vital para toda a comunidade, ainda mais envolvendo crianças como agentes multiplicadores”, afirmou.

O garoto Lucas José Pereira de Siqueira, de 10 anos, gostou da forma como os soldados apresentaram o tema. “O ensinamento que a gente aprende quando é criança levamos para o resto da nossa vida”, afirmou.

Maria Gabriela Paixão, também de 10 anos, gostou de ver os recipientes com as larvas do mosquito. “É importante receber essa orientação para a gente tomar todos os cuidados em casa”, afirmou.

Até o final de maio, às terças e quinta-feiras, serão visitadas 45 escolas das regiões sudeste, centro e leste, áreas que apresentaram o maior índice larvário, segundo o último levantamento feito pela Secretaria de Saúde, realizado em janeiro.

A equipe de capacitação conta com 5 agentes de combate a endemia e 60 soldados do DCTA, que foram capacitados pela Prefeitura na terça-feira (4) para visitar as escolas e ser multiplicadores desta ação.

A próxima capacitação acontecerá no dia 11, em cinco escolas estaduais: Maria Augusta Moreira da Costa (Jardim Uirá, das 10h30 às 15h), Domingos de Macedo Custodio (Vila São Benedito, das 8h às 12h40), Pedro Mazza (Jardim da Granja), das 10h às 12h45), Marilda Ferreira Pereira (Vale dos Pinheiros, das 10h às 14h) e Mauricio Anisse Cury (Jardim São Dimas, das 10h às 12h45).

Mais capacitação

A Prefeitura também está capacitando em arboviroses os servidores de 57 unidades da Secretaria de Saúde que atendem diretamente o público. O treinamento, que prossegue até o final de abril, é aplicado por oito duplas de multiplicadores, em horário que não atrapalha o funcionamento da unidade. A meta é capacitar cerca de 500 servidores.