9 de Julho tem velocidade ampliada e idosos realizam ação educativa
06/04/2017
Avenida 9 de Julho com placas de sinalização de trânsito
A avenida da regão central de São José dos Campos já está sinalizada com placas indicando o limite de velocidade de 50km por hora Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir desta sexta-feira (7), as ações educativas de trânsito terão um reforço cheio de conhecimento e histórias para contar. Cerca de 20 voluntários, que integram as atividades da Casa do Idoso Centro, vão orientar pedestres e motoristas na Avenida 9 de Julho (região central de São José dos Campos) sobre a importância da empatia e do respeito para a uma convivência saudável e segura. 

As abordagens serão realizadas nos períodos da manhã e tarde e contarão com a participação dos idosos, educadores e agentes de trânsito.

Nestas ações, os voluntários vão conduzir os pedestres para que façam a travessia na faixa, ressaltando a importância de ver e ser visto pelo motorista para evitar acidentes. Sinalizar com o braço ou com a mão a intenção de atravessar será outra dica dos novos educadores para facilitar a comunicação entre ambos.

Para os motoristas, a orientação será sobre respeito e empatia, sensibilizando-os para que se coloque no lugar do pedestre.

Na opinião da voluntária Aparecida Souza, 76 anos, que sofreu um atropelamento há três anos, “é muito bom participar de um projeto como esse e poder e ensinar as pessoas a tomar mais cuidado para atravessar a rua”. “Sofri o acidente porque não estava atenta ao trânsito. Agora posso ajudar outras pessoas a não passarem por isso”, afirmou.

No total, 225 pessoas foram atropeladas no trânsito de São José em 2016. Destes, 30 tinham mais de 60 anos.

Mudança de velocidade

O limite de velocidade na Avenida 9 de Julho passou, nesta quinta-feira (6) de 40km/h para 50 km/h.

A medida foi implantada com base nos critérios estabelecidos na Resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito e visa adequar o limite estabelecido às características da avenida.

Os motoristas terão 15 dias para se adaptar à nova regulamentação.