Arrastão da dengue visita Jardim das Indústrias e Alvorada
07/04/2017
Agente de combate a endemias vistoria imóvel
A equipe de agentes de combate a endemias vistoria os imóveis e retiram o maior número possível de criadouros do mosquito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Neste sábado (8) a equipe do Centro de Zoonoses da Prefeitura estará no Jardim das Indústrias e Jardim Alvorada, na zona oeste de São José dos Campos, para o 10º arrastão do ano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os agentes vão visitar também parte do bairro Urbanova, na mesma região, e o Santa Maria (leste).

Das 9h às 16h, uma equipe com 54 agentes de campo visitará 3.429 imóveis de 100 quadras, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o inseto. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Em nove arrastões já realizados, no período de 4 de fevereiro a 1º de abril, sempre aos sábados, foram visitados 26.661, com 23% de pendência – imóveis que se encontravam fechados ou desabitados no momento da visita.

Nesses arrastões foram recolhidos 8.460 quilos de material com potencial para juntar água e virar um possível criadouro do mosquito. Os arrastões, de um total de 13, vão prosseguir até o último sábado deste mês.

Os casos de dengue registraram uma drástica queda neste ano. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, houve uma redução de mais de 80% dos casos em comparação com o mesmo período de 2016.

Mesmo com a situação sob controle, a Prefeitura continua intensificando as ações de combate ao mosquito e reforçando o pedido para que a população elimine os possíveis criadouros.