Secretaria de Governança
O projeto
de lei para o retorno da atividade delegada, de autoria da Prefeitura
de São José dos Campos, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores
durante a sessão de Câmara de quinta-feira (6).
Agora,
São José vai poder criar um plano estratégico em parceria com o Comando
de Policiamento do Interior 1 (CPI-1) para aumentar a segurança na
cidade. Segundo o texto, serão destinados recursos da ordem de R$ 1,732
milhão para o convênio com o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria
do Estado da Segurança Pública.
A
atividade delegada será coordenada pela Secretaria de Proteção ao
Cidadão, e vai colocar mais 40 policiais militares nas ruas, dentro do
período de 24 horas, atendendo ao plano de policiamento estabelecido
pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar.
O
convênio possibilita também a participação do Corpo de Bombeiros, que
poderá atuar junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),
dentre outras atividades, como a de guarda-vidas nas piscinas abertas ao
público.
A atividade
delegada vai poder coibir ações contra os "fluxos" na cidade, por
exemplo. Nessas operações também participarão agentes de trânsito,
fiscais de posturas e guardas municipais.
Prazo de emenda
Outro
projeto encaminhado pelo Executivo para o Legislativo atende
associações, entidades, sociedades amigos de bairro e está relacionado à
Guarda Civil Municipal. O documento está sendo apreciado pelos
vereadores e, se aprovado, permitirá a contratação da corporação para prestação de serviços de interesse público e com benefícios para a
cidade.