Segurança será reforçada com atividade delegada em São José
07/04/2017
Policiais militares e viaturas
A media possibilita o planejamento em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 1 para deixar a cidade mais segura Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O projeto de lei para o retorno da atividade delegada, de autoria da Prefeitura de São José dos Campos, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores durante a sessão de Câmara de quinta-feira (6).

Agora, São José vai poder criar um plano estratégico em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1) para aumentar a segurança na cidade. Segundo o texto, serão destinados recursos da ordem de R$ 1,732 milhão para o convênio com o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Estado da Segurança Pública.

A atividade delegada será coordenada pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, e vai colocar mais 40 policiais militares nas ruas, dentro do período de 24 horas, atendendo ao plano de policiamento estabelecido pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar.

O convênio possibilita também a participação do Corpo de Bombeiros, que poderá atuar junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentre outras atividades, como a de guarda-vidas nas piscinas abertas ao público.

A atividade delegada vai poder coibir ações contra os "fluxos" na cidade, por exemplo. Nessas operações também participarão agentes de trânsito, fiscais de posturas e guardas municipais.

Prazo de emenda

Outro projeto encaminhado pelo Executivo para o Legislativo atende associações, entidades, sociedades amigos de bairro e está relacionado à Guarda Civil Municipal. O documento está sendo apreciado pelos vereadores e, se aprovado, permitirá a contratação da corporação para prestação de serviços de interesse público e com benefícios para a cidade.