HM realiza captação de órgãos de jovem vítima de acidente
07/04/2017

Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), realizou na noite de quinta-feira (6), com uma equipe médica da Unicamp, de Campinas, a captação de órgãos de um jovem de 25 anos, que morreu após um acidente de moto. Com autorização da família, foram captados os pulmões, rins, o fígado e as córneas.

Após a realização de todos os procedimentos, o Samu – que já havia feito o primeiro atendimento do rapaz após o acidente – foi novamente chamado para realizar o transporte dos órgãos doados para São Paulo, uma vez que o aeroporto da capital estava fechado devido ao mau tempo, e os órgãos estavam já no limite do tempo para manutenção dos sinais vitais.

O coração foi enviado para o Hospital Dante Pazanese; o pulmão para o Incor (Instituto do Coração); o fígado, os rins e as córneas para o Hospital da Unicamp, em Campinas.

D.S.P. sofreu um acidente de moto na noite do último sábado (1º) na Vila Paiva, na zona norte de São José dos Campos. O Samu foi chamado para fazer o atendimento no local, mobilizando duas equipes – suporte básico e avançado.

Após manobras de suporte de vida, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Municipal. E mesmo com todos os esforços da equipe de trauma do HM, ele evoluiu para a morte encefálica. O jovem completaria 25 anos nesta quinta-feira (6).

Com a autorização da família, o HM, por meio da comissão interna de captação de órgãos, entrou em contato com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes para realizar todos os procedimentos que o caso exige. Até a chegada da equipe responsável pela remoção, os médicos do HM realizaram todos os procedimentos para a manutenção dos sinais vitais dos órgãos.

Segundo o Hospital Municipal, nos últimos cinco anos, foram captados 173 órgãos (50 fígados, 50 córneas, 56 rins, 8 ossos, 1 pulmão, 7 corações e 1 pâncreas). Esta foi a primeira captação do ano. Em 2016, foram captados 6 fígados, 6 rins e 5 córneas.