São José recebe Desafio Interestadual de Goalball no fim de semana
07/04/2017
Atletas do São José/Athlon
O São José/Instituto Athlon, que recebe apoio da Prefeitura, vai representar a cidade na competição, que terá grandes times do país Foto: Arthur Marega/Instituto Athlon

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Ginásio Poliesportivo do Jardim Morumbi, que fica na zona sul de São José dos Campos, será palco neste sábado (8) e domingo (9) para o 4º Desafio Interestadual de Goalball. A modalidade paralímpica, em que a seleção brasileira é campeã mundial, é direcionada a deficientes visuais.

São José dos Campos será representada pela equipe São José/Instituto Athlon, apoiada pelo Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), que é mantido pela Prefeitura. Além dos donos da casa, as maiores equipes do país, como Uniace (de Brasília, atual campeão), Santos, Urece (Rio de Janeiro) e IRM (Paraná) vão estar na disputa.

As preliminares do torneio começam no sábado, a partir de 9h. Os jogos que definem a competição acontecerão no domingo, no mesmo horário. A final está programada para as 12h30.

A modalidade

Criado na Alemanha, em 1946, o goalball é o único esporte específico para deficientes visuais, disputado nas categorias masculina e feminina. Cada time é formado por três jogadores titulares, três reservas. Podem participar atletas cegos ou de baixa visão. Todos são obrigados a usar uma venda.

A bola de goalball, especialmente desenvolvida para a modalidade, pesa 1,25 quilo. Os guizos no interior dela provocam os sons que permitem aos atletas localizar e controlar a bola.

Na Olímpiada do Rio o elenco nacional masculino ficou com a medalha de bronze e o feminino com a quarta posição.