Abordagens para captação de córneas começam na segunda
07/04/2017

Secretaria de Saúde

Nesta segunda-feira (10), a partir das 8h, terão início as abordagens aos familiares para autorização dos procedimentos de doação e de captação de córneas no Complexo Funerário de São José dos Campos. Um biomédico do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) vai realizar os procedimentos, após autorização dos familiares.

A assinatura do termo de cooperação entre a Urbam, o Hospital Próvisão e o Banco de Olhos de Sorocaba para autorizar os procedimentos nas dependências da funerária foi realizada na terça-feira (4).

As entidades envolvidas, com apoio da Prefeitura, vão realizar campanha de conscientização sobre a doação de córneas no período de 15 de abril a 20 de maio, no Vale Sul Shopping. Segundo informações do BOS, que é referência no país na captação de córneas, as campanhas são importantes para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação, mas quem autoriza é a família. Segundo o BOS, experiências em outras cidades têm mostrado que a captação em funerárias tem obtido sucesso maior na adesão.

O procedimento de captação das córneas pode ser feito no período de 12 horas (temperatura ambiente) a 24 horas (sob refrigeração) após o falecimento. Depois de captada, a córnea é processada em laboratório e pode ficar armazenada por 15 dias. Segundo o superintendente, por ser um tecido e não um órgão, a captação não precisa ser feita em hospitais. Já o transplante, será feito no Provisão.

Com a iniciativa, São José dos Campos passa a ser referência para os 39 municípios da região não só para transplantes, mas também para captação de córneas, beneficiando um número maior de pacientes que necessitam do transplante para voltar a enxergar.

Atualmente, o Provisão realiza em torno de 12 cirurgias por mês. Há uma lista de 138 pacientes, inclusive de outras cidades, esperando para fazer o transplante. O controle da fila de doação é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.