Primeiro trimestre fecha com 190 casos de dengue em São José
10/04/2017
Agente de combate a endemias
No arrastão contra o Aedes aegypti, os agentes de combate a endemias auxiliam a população a eliminar criadouros e evitar a doença Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Saúde

O primeiro trimestre do ano fechou com um número de 190 casos de dengue em São José dos Campos, segundo levantamento da Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Saúde, não foram registrados casos graves nem óbitos até o momento.

O número é bem inferior ao do ano passado, que registrou 977 casos nos três primeiros meses. E também está bem longe do registrado no mesmo período de 2015, quando houve uma grande epidemia, com 5.504 no primeiro trimestre.

Dos 190 casos de dengue registrados neste ano, 138 são autóctones (contraídos no próprio município), 19 importados, 2 indeterminados, 21 aguardando definição de provável local de infecção e 10 aguardando exames.

A região que apresentou o maior número de casos foi a sudeste, com 51, seguida da sul (48), leste (40), centro (11), norte (18) e oeste (11).

Foram registrados 5 notificações suspeitas de zika, sendo que 3 foram descartadas e 2 estão em investigação. Houve 27 notificações suspeitas de chikungunya, com 1 caso importado confirmado, 20 descartados e 6 em investigação.

Desde o início do ano, a Prefeitura vem intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arbovirores, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Além dos 10 arrastões para recolhimento de possíveis criadouros já realizados, de um total de 13 programados até o final de abril, a Prefeitura preparou um extenso cronograma de capacitação e treinamento dos profissionais de saúde que atendem diretamente o público.

Na semana passada, numa ação conjunta com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), a Prefeitura também iniciou uma sensibilização junto a alunos do ensino fundamental da rede pública e privada do município.

A equipe de capacitação conta com 5 agentes de combate a endemias e 60 soldados do DCTA, que foram capacitados pela Prefeitura para visitar as escolas e ser multiplicadores desta ação.

Nesta terça-feira (11), a capacitação ocorre em cinco escolas estaduais: Maria Augusta Moreira da Costa (Jardim Uirá, das 10h30 às 15h), Domingos de Macedo Custodio (Vila São Benedito, das 8h às 12h40), Pedro Mazza (Jardim da Granja, das 10h às 12h45), Marilda Ferreira Pereira (Vale dos Pinheiros, das 10h às 14h) e Mauricio Anisse Cury (Jardim São Dimas, das 10h às 12h45).