Ações educativas com idosos na 9 de Julho agradam pedestres
10/04/2017
Idosos auxiliam pedestres durante travessia na Avenida 9 de Julho
As abordagens são realizadas nos períodos da manhã e tarde, com a participação de idosos, educadores e agentes de trânsito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

As ações educativas de orientação no trânsito com voluntários da Casa do Idoso Centro, realizadas na Avenida 9 de Julho, região central de São José, têm surtido efeito e agradado os pedestres.

As abordagens estão sendo realizadas nos períodos da manhã e tarde e contam com a participação dos idosos, educadores e agentes de trânsito.

Na opinião do pedestre Afonso Cocenza, 65 anos, aposentado e morador do bairro, a ação educativa é importante para orientar os pedestres e também os motoristas. “Tenho uma filha com necessidades especiais, é muito difícil a travessia em faixas de pedestres sem semáforo, os motoristas não param. Há dificuldade para cadeirantes fazerem a travessia, até por conta da locomoção, e os motoristas não respeitam.”

Para Valquíria Teodoro, 28 anos, auxiliar administrativa, que trabalha próximo ao local, o bom senso e educação é de suma importância na hora de atravessar. “Os motoristas correm, mas para eles é mais fácil chegar ao destino. Às vezes fico esperando muito tempo para conseguir atravessar até alguém parar. Mas também há o outro lado, muitos pedestres atravessam fora da faixa e não sinalizam, ou não estão atentos. Há também os motoristas que param para os pedestres e o carro que vem atrás não, ocasionando acidentes. Por isso a orientação é muito importante, para a melhor relação motorista, pedestre e faixa.”

É importante que haja um respeito mútuo e uma convivência segura e saudável entre motoristas e pedestres, garantindo um trânsito mais seguro. Para o motorista Augusto Cezar Ferreira Evangelista, as ações são fundamentais. “Tem que educar, para posteriormente autuar. Tenho o costume de parar para os pedestres e observo que muitos não param. Eu sou motorista, mas também sou pedestre. Tem que haver o respeito.”

No total, 225 pessoas foram atropeladas no trânsito de São José em 2016. Destes, 30 tinham mais de 60 anos.