Novo projeto cultural do Vicentina Aranha discute o cotidiano
11/04/2017
Fachada do pavilhão principal do Parque Vicentina Aranha
Fachada do pavilhão principal do Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

No mês do aniversário de 93 anos, o Parque Vicentina Aranha criou o Fora da Caixa, um novo projeto cultural em que instiga a plateia e convidados a explorar temas relacionados ao cotidiano por meio de um diálogo construtivo e criativo. A estreia foi nesta terça-feira (11).

O tema deste primeiro encontro será a comunicação pessoal, dos tempos das cartas aos dias de hoje. Mediado pela comunicóloga e gestora de projetos culturais da Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Patricia Ioco, a conversa começa com o escritor, roteirista e historiador Victor Leonardi, o livreiro e escritor Mário Luiz Gomes  e carteiros convidados. O Fora da Caixa convidou também o compositor Deo Lopes e o escritor Marcus Groza para intervenções artísticas.

Victor Leonardi começou a escrever os primeiros versos em 1963. É autor de sete livros de poesias, contos, romances e ensaios, uma peça de teatro, uma fábula para crianças, roteiros para cinema e mais de 30 roteiros para filmes-documentários de televisão. Fluente em cinco línguas e conhecedor de aproximadamente 80 países, foi professor-visitante da Universidade da Califórnia e lecionou também na Universidade de Brasília.

Mário Luiz Gomes nasceu em São Paulo, em janeiro de 1947. Graduou-se em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema (1982), foi responsável pela pesquisa histórica que deu origem ao Centro Histórico da Enfermagem Ibero-Americana na USP e atuou na área de livros na Bagdá Books, no Diretório Acadêmico de Ciências Humanas da Univap, onde fundou o Sebo do Jacaré. É um colecionador de preciosidades sobre o mundo das cartas e publicações históricas. Escreveu o livro Procurando Alice – Cartas do Serimbura, uma viagem à São José dos Campos nos idos de 1910, obra inteiramente baseada nas correspondências de uma família de Bagé (RS) que veio para a região em busca da cura da tuberculose.

Marcus Groza é professor, autor dos livros Do Buraco à Poça (Patuá, 2013) e Sossego Abutre (Patuá, 2015), graduado em filosofia (USP) e mestre em artes (Unesp). Deo Lopes é cantor e compositor, com mais de 30 anos de carreira, gravou 5 LPs e 3 CDs solos, além de 3 CDs com o Trem da Viração, grupo que ajudou a fundar.

Estreia

Quando: terça-feira (11), às 19h