Arrastão contra a dengue prossegue mesmo durante o feriado
12/04/2017
Agentes de combate a endemias em vistória
As equipes dos agentes de campo visitam os imóveis para retirar o maior número possível de objetos que servem de criadouros do inseto Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

Mesmo durante o feriado da Semana Santa, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti não param. Neste sábado (15) a equipe do Centro de Zoonoses da Prefeitura estará no bairro Urbanova, região Oeste da cidade, para mais um arrastão de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Das 9h às 16h, seis equipes com 44 agentes de campo visitarão 2.070 imóveis de 147 quadras, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Este será o 11º arrastão do ano. As ações começaram no dia 4 de fevereiro, sempre aos sábados, e prosseguem até o final de abril, totalizando 13.

Mesmo com a drástica queda nos números da dengue este ano, a campanha de combate ao mosquito foi intensificada neste primeiro quadrimestre do ano. As ações incluem a capacitação dos profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) e sensibilização dos alunos do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada do município.

O primeiro trimestre do ano fechou com um número de 190 casos de dengue em São José dos Campos, sem registro de casos graves ou óbitos. O número é bem inferior ao do ano passado, que registrou 977 casos nos três primeiros meses. E também está bem longe do registrado no primeiro trimestre de 2015, quando houve uma grande epidemia, com 5.504 no primeiro trimestre.