Galinhas d'angola já estão soltas no cemitério de Santana
12/04/2017
Galinhas d'angola no cemitério de Santana
As galinhas foram doadas e estão sendo testadas no controle de escorpiões após solicitações dos moradores vizinhos ao cemitério Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Urbam

As seis galinhas d'angola já estão soltas e ciscando no Cemitério Maria Peregrina, no bairro de Santana, zona norte de São José dos Campos. Elas estavam em um viveiro que será mantido aberto no local com alimento e água, em período de adaptação de ambiente.

As galinhas foram doadas e estão sendo testadas no controle de escorpiões após solicitações dos moradores vizinhos ao cemitério. Elas são muito usadas pela população como predadoras naturais dos aracnídeos. A praga urbana tem afetado várias cidades brasileiras, principalmente no período de verão.

As aves já foram adotadas pelos funcionários. Algumas ganharam até apelido. “Estamos cuidando bem delas. São uma companhia diferente”, disse o funcionário Milton Sérgio Feliciano. Segundo ele, assim que foram soltas elas já saíram andando em grupo e comendo os insetos que encontram no caminho.

Outras medidas

Outras ações são realizadas nos cemitérios municipais para controle da praga. É feita a captura de escorpiões – indicada pelo Manual de Controle de Escorpiões, do Ministério da Saúde como a forma ideal de controle. Os animais capturados vivos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. Uma equipe do Instituto Butantã vem até a cidade para recolhê-los. O veneno dos escorpiões-amarelos – identificados pelo Butantã como Tityus serrulatus é utilizado para fabricação de soro.

A manutenção dos cemitérios, já é feita pela Urbam de forma contínua. Também no cemitério de Santana, está sendo feita a troca do revestimento do muro antigo, que servia de abrigo para os animais e outras adequações.

As famílias proprietárias de jazigos no município estão sendo notificadas para fazer a manutenção e eliminar as frestas onde os predadores se alojam.

É importante que os moradores colaborem com as ações preventivas, cuidando das áreas internas das casas e mantendo as áreas externas livres de entulhos.