Técnicos fazem diagnóstico positivo e planejam recuperação
12/04/2017
Técnicos da Prefeitura vistoriam o jequitibá-rosa
Equipes da Prefeitura realizaram uma vistoria técnica e constataram que o fogo não atingiu profundamente o tecido vivo da árvore Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta segunda-feira (17) a limpeza e retirada da vegetação seca e queimada do entorno do jequitibá-rosa, no distrito de Eugênio de Melo (região leste), que foi atingido por um incêndio na última terça-feira (11).

O trabalho preventivo tem como objetivo evitar que o jequitibá-rosa, considerado a árvore símbolo de São José dos Campos, volte a ser foco de incêndios.

Equipes das secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade realizaram nesta quarta-feira (12) uma vistoria técnica para identificar os graus de destruição e de lesões sofridas pelo jequitibá-rosa.

O diagnóstico preliminar apontou que o fogo não atingiu profundamente o tecido vivo do jequitibá-rosa, o que ajudará no trabalho de recuperação da árvore.

As equipes técnicas esperarão prazo de vinte dias para ter uma resposta fisiológica da árvore para reiniciar os serviços de adubação, tratamento nutricional e controle de pragas e doenças através de inseticidas e fungicidas.

Este trabalho, realizado desde 2006 através de um plano de recuperação, terá que ser intensificado para que o jequitibá-rosa possa voltar à situação pré-incêndio, o que deverá ocorrer em um prazo de quatro anos.

Árvore símbolo de São José, o jequitibá-rosa de Eugênio de Melo, de cerca de 500 anos, é tombado e possui imunidade de corte desde 1993 por meio de um decreto municipal.

Incêndio

O fogo começou por volta das 11h de terça-feira (11) e só foi totalmente debelado às 16h por equipes do Corpo de Bombeiros. Funcionários da Prefeitura de São José também estiveram no local para acompanhar e ajudar no trabalho de contenção do incêndio.