Oficinas ajudam a ressocializar pessoas em situação de rua
17/04/2017
Móveis da Marcenaria Pop em exposição no Center Vale
A Marcenaria Pop segue com exposição no Center Vale de peças decorativas produzidas por moradores em situação de rua Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (19) uma Oficina de Culinária no Abrigo Pop, unidade vinculada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão que atende moradores em situação de rua.

Trata-se da primeira oficina voltada para a culinária, que tem como objetivo resgatar a autoestima dos atendidos, além de proporcionar conhecimentos específicos de culinária.

A oficina acontece das 9h30 às 11h30, no abrigo localizado na Rua dos Guararapes, 37, Monte Castelo.

Na ocasião, a oficina abordará a história do chocolate, levando em conta questões relacionadas aos excessos e equilíbrio na vida dos atendidos. Posteriormente, os participantes darão início à confecção de bombons nas próximas aulas.

A oficina integra o programa de ressocialização de pessoas em situação de rua atendidas pela Prefeitura. A primeira oficina socioeducativa, também em andamento, é a Marcenaria Pop, que segue com peças decorativas produzidas por moradores em situação de rua em exposição no Center Vale Shopping.

A Prefeitura prevê ainda a criação de oficinas de artesanato, barbearia, meio ambiente, música e atividade física. Outras oficinas com temas levantados pelos próprios atendidos – Contando história, Por dentro de São José, Socioeducativa – já acontecem nos Centros Pop.

O Abrigo Pop atende moradores em situação de rua, oferecendo espaço para que possam fazer higienização, alimentar-se e pernoitar. Já no Centro Pop 2 (Rua Henrique Dias, 363, no Monte Castelo) são oferecidas atividades de orientações social e psicológica, oficinas de artes, educação e esportes.