Mutirão de limpeza do jequitibá deve prosseguir por quatro dias
17/04/2017
Equipe faz serviços corretivos no jequitibá-rosa
A equipe está realizando o serviço preventivo e fazendo correções nos cabos que sustentam a estrutura de ferro ao redor da árvore Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (17) um mutirão de limpeza e retirada da vegetação seca do entorno do jequitibá-rosa, no distrito de Eugênio de Melo (região leste), que foi atingido por um incêndio no último dia 11. O trabalho prosseguirá por quatro dias.

O serviço preventivo tem como objetivo evitar que o jequitibá-rosa, considerado a árvore símbolo de São José dos Campos, volte a ser foco de incêndios.

Também estão sendo executadas correções nos cabos de aço que sustentam a estrutura de ferro existente ao redor do jequitibá-rosa. No total, 15 pessoas estão participando da força-tarefa.

Serão realizados monitoramento e vistorias diárias até que seja iniciada a recuperação do jequitibá-rosa, o que deverá ocorrer em 20 dias, prazo no qual os técnicos das secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade acreditam que já haverá uma resposta fisiológica da árvore pós-incêndio.

Nesta segunda fase, em maio, estão previstos serviços de adubação, tratamento nutricional e controle de pragas e doenças através de inseticidas e fungicidas.

Este trabalho, realizado desde 2006, por meio de um plano de recuperação, terá que ser intensificado para que o jequitibá-rosa possa voltar à situação pré-incêndio, o que deverá levar cerca de quatro anos.

Incêndio

O diagnóstico preliminar apontou que o fogo não atingiu profundamente o tecido vivo do jequitibá-rosa, o que ajudará no trabalho de recuperação da árvore.

O jequitibá-rosa de Eugênio de Melo, de cerca de 500 anos, é tombado e possui imunidade de corte desde 1993 por meio de um decreto municipal.