Atividades com animais melhora qualidade de vida de idosos
18/04/2017
Idosos interagem com cães na Casa do Idoso Sul
O contato com os cães traz alegria e afeto aos frequentadores da Casa do Idoso Sul, que melhoram o ânimo nas atividades cotidianas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O contato com animais, como cães, é uma prática que vem trazendo resultados positivos na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na Casa do Idoso Sul, por exemplo, a atividade entre idosos e animais vem proporcionando um aumento da afetividade, do ânimo e da socialização.

Na manhã desta terça-feira (18), 25 idosos participaram de atividades com os cães. O objetivo é desenvolver o raciocínio por meio de atividades como a escovação, exercícios com arco e troca de roupa no salão do Centro Dia.

Para uma das frequentadoras da Casa do Idoso, a atividade traz alegria. “Eu adoro quando os cachorrinhos vêm aqui. Eles são muito carinhosos e alegram o meu dia”, disse Oranides Altomare, 73 anos.

Para Francisco Sena, 61 anos, os animais são motivo de distração. “Os cachorros me ajudam a distrair a mente, pensar em coisas alegres”, ressaltou.

A atividade, desenvolvida a cada quinze dias no salão do Centro Dia com os idosos, envolve também os profissionais cuidadores e terapeuta ocupacional. A iniciativa é realizada pela voluntária Erica Monteiro, que disponibiliza quatro cães da raça yorkshire, adestrados, para interagir com os idosos.

“Há quase dois anos realizo a atividade com os idosos daqui. Noto que eles acabam conversando mais uns com os outros, compartilham experiências de vida, relembram os animais de estimação que tiveram e conseguem sair da rotina”, avaliou a voluntária. 

O Centro Dia recebe, de segunda a sexta-feira, pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade, que participam de atividades lúdicas e terapêuticas, fazem exercícios físicos e recebem cuidados diários.

Após passar todo o dia no local, os idosos retornam para casa, o que favorece a manutenção de uma vida mais ativa e saudável, sem a perda dos laços familiares. Atualmente, cerca de 40 idosos são atendidos no Centro Dia da unidade sul.