Caravana de Seletivas dá chance aos jovens no esporte
18/04/2017
Seletiva de futebol feminino
Neste ano, já foram realizadas seletivas de futebol, natação e ciclismo BMX (as quatro modalidades nos dois naipes) e de futsal feminino Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Crianças e adolescentes de São José dos Campos que sonham com a carreira no esporte terão um mês de oportunidades para dar o primeiro passo. A Prefeitura realizará, entre os meses de maio e junho, o projeto Caravana de Seletivas, ligado ao programa Atleta Cidadão.

Serão cinco finais de semana seguidos de avaliações gratuitas para os jovens que desejam integrar as equipes de base e representar São José dos Campos em competições nacionais e internacionais. Além disso, a caravana visa expor o trabalho realizado pelo Atleta Cidadão, as modalidades oferecidas e fazer com que o candidato descubra seu talento para o esporte.

“A expectativa passa, não só pela parte de preencher as vagas do programa, mas também de dar oportunidade às pessoas de bairros mais distantes e divulgar o Atleta Cidadão como um todo. Muita gente não conhece as modalidades e, com a caravana, a gente quer ter essa divulgação”, destaca o supervisor do programa Atleta Cidadão, Fernando Basílio.

A caravana itinerante será realizada nas regiões norte, sul, leste e no distrito de Eugênio de Melo. A primeira edição acontecerá em 6 de maio, no Poliesportivo do Altos de Santana, na zona norte. A série de peneiras passará também pelos poliesportivos do Jardim Morumbi (sul), Vila Tesouro (leste), São Judas Tadeu (sudeste) e Eugênio de Melo (leste). A Caravana de Seletivas deverá seguir até 3 de junho.

Poderão participar interessados de 7 a 17 anos completos. Os participantes serão livres para se inscrever em quantas modalidades quiserem. A faixa etária varia de acordo com cada modalidade. Os candidatos que se destacarem serão pré-selecionados e vão passar por um período de treinamentos com as equipes principais. Se chamarem a atenção e evoluírem em relação ao rendimento, serão efetivados.

“A ideia é que as crianças e os jovens possam ter a chance de participar de seletivas de diversas modalidades. Se não se deu bem na natação, pode tentar o futebol, se não deu, tenta o basquete. Eles vão ter várias oportunidades”, explicou Ito Naressi, chefe da divisão de Torneios e Competições da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Avaliações

Cada um dos poliesportivos receberá técnicos e atletas de algumas das 25 modalidades que fazem parte do Atleta Cidadão. Elas serão direcionadas a cada local com base na infraestrutura específica da unidade. O cronograma com horários e modalidades que terão avaliação em cada centro esportivo será divulgado na semana de cada caravana.

As seletivas acontecerão entre 8h30 e 12h. Após a pausa para o almoço, as atividades retornam às 13h30 e seguem até 17h. Para participar, os candidatos devem levar documento de identidade original, estarem acompanhados de um responsável e trajados com roupa apropriada para a prática de cada modalidade. É recomendado chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

Além das atividades específicas de cada tipo de esporte, os candidatos vão passar por uma avaliação do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física). No dia do evento, cada local terá apoio ainda de uma ambulância e da Guarda Civil Municipal.

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Eles recebem apoio estrutural e desportivo para representar a cidade em competições nacionais.

Caravana de Seletivas
  • Poliesportivo Altos de Santana – 6 de maio