Samu treina professores para o socorro de alunos especiais
18/04/2017

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), inicia na próxima quinta-feira (20) o treinamento de profissionais da rede municipal de educação para os primeiros socorros.

O treinamento vai proporcionar aos professores e gestores de escolas de educação especial atendimentos de urgência aos alunos antes da chegada da unidade do Samu na escola. A ação acontecerá quinzenalmente ao longo de todo o ano letivo.

O primeiro curso será na quinta-feira (20), às 14h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, zona norte.

Nesta primeira edição, participarão representantes de cinco unidades escolares: Emef Antonio Palma Sobrinho, Emef Ilga Pusplatais, Emef Maria Nazareth de Moura Veronese, Emei Marilda Aparecida Montemór e Emei Olga Franco Custódio.

Para a coordenadora da Educação Especial, Maurem Abreu, este treinamento é fundamental para assegurar maior cuidado com as crianças. “Inicialmente o projeto foi desenvolvido pensando nos alunos da educação especial, mas este aprendizado vai proporcionar um olhar diferenciado dos professores para todos os demais alunos. A ideia é que eles sejam multiplicadores deste conhecimento dentro de todas as escolas”, destacou.

A educação especial de São José dos Campos atende atualmente cerca de 700 alunos que apresentam deficiências intelectuais, físicas, visuais, auditivas e transtorno global do desenvolvimento.