Educadores conscientizam a população para a coleta seletiva
18/04/2017
Educadores ambientais percorrem a cidade para orientar moradores
Educadores ambientais percorrem a cidade para orientar moradores Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

A separação de materiais recicláveis deixou de ser uma obrigação para o morador Lázaro Augusto da Rosa, do Jardim São Jorge, região leste de São José dos Campos, e passou a ser um dos seus principais passatempos. Nem mesmo a deficiência visual atrapalha sua atividade diária de separar, limpar e organizar os materiais recicláveis para destiná-los corretamente para o caminhão da coleta seletiva que passa no bairro às segundas, quartas e sextas-feiras.

A coleta seletiva voltou a ser feita diretamente pela Urbam desde o dia 27 de março, com mais qualidade na prestação do serviço à população. Desde então, equipe de educadores ambientais da Urbam percorre a cidade para orientar e conscientizar a população a descartar corretamente os materiais recicláveis e viabilizar a coleta seletiva. Além de Lázaro, a mudança positiva de hábito já é percebida em muitas localidades.

“Em meses anteriores, quando o caminhão não passava, eu ia estocando em casa. Não conseguia dispensar os materiais para o caminhão do orgânico levar”. Lázaro é um verdadeiro exemplo em separação e destino de materiais recicláveis. Ele conta que até esperava ouvir o barulho do caminhão da coleta para colocar os materiais para fora de casa, sem que que ninguém mexa no que separou, fazendo questão de mostrar os cuidados com a limpeza dos produtos descartáveis. As seringas de injeção, por exemplo, são armazenadas em uma garrafa pet para serem destinadas corretamente à unidade básica de saúde do bairro.

“Temos que ser conscientes. Eu enrolo o vidro quebrado num jornal e coloco numa sacola para não ferir os coletores. Adoro separar os materiais recicláveis. Não deixo escapar nenhum papelzinho”, explicou.

O morador chega a ficar irritado quando alguma visita em casa mistura o reciclável com os resíduos orgânicos. “Não consigo deixar misturado. Vou lá e separo”, afirmou.

“ Precisamos pensar nas gerações futuras, nos jovens e nos netos. A água é finita e também tem a vida do aterro. Se for tudo para o aterro, ele não dura muito. Tudo depende de cada um de nós”, disse Lázaro.

A vizinha, Maria do Carmo Fortunato, disse que passou a separar os resíduos há muitos anos, quando a equipe de conscientização da Urbam passou em sua casa. “Elas pediram e eu não parei mais de separar e coloco nos dias corretos da coleta”.

O pedreiro José Benedito Valentim disse que costuma juntar latinhas para vender. “Ajuda no orçamento de casa e o restante eu coloco no dia do caminhão da coleta seletiva. Ele também destacou a qualidade do serviço agora feito pela Urbam”.

No mesmo bairro, Nilza Nascimento confessa que não é sempre que separa os materiais recicláveis dos orgânicos. “Sei que é preguiça minha”.

Após ser orientada pela equipe de educação ambiental da Urbam, ela se comprometeu a colaborar. “Vou fazer da forma correta. Vocês me convenceram”.

A educadora ambiental Elenice Alves Mariano disse que se sentiu realizada. “Fico feliz quando consigo convencer alguém. É sinal de que nosso trabalho está surtindo efeito”.

Nos próximos dias, moradores da região do Jaguari (região norte) serão os próximos a receber a equipe de educação ambiental.

Coleta Seletiva – A separação dos materiais recicláveis e sua destinação correta gera ganhos ambientais, pois reduz a extração de recursos naturais usados na fabricação de novos produtos e contribui para aumentar a vida útil do aterro sanitário. Traz também benefícios sociais porque a venda dos produtos garante renda para mais de cem famílias de cooperativas de reciclagem, além de recursos para os catadores informais.

Como separar os materiais: o lixo orgânico (sobras de alimentos, cascas de frutas, fraldas descartáveis, papel higiênico, guardanapo e poeira da varrição) devem ser destinados para o caminhão da coleta comum. Os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro, isopor e metal) devem ser destinados para o caminhão da coleta seletiva. Saiba mais no site: www.urbam.com.br