Alunos da rede municipal vão vivenciar a era pré-histórica
19/04/2017
Túlio Schargel
O premiado documentarista Túlio Schargel vai apresentar aos estudantes uma mescla de palestra, cinema e exposição museológica Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Air Liquide Brasil, vai proporcionar para cerca de 2.500 crianças de três escolas de ensino fundamental a experiência de viver a pré-história por um dia, com palestras e atividades educativas. O evento acontecerá nos dias 24 a 28 de abril.

O projeto didático ‘Megafauna - Narrativas na Pré-História’, apresentado pelo premiado documentarista Túlio Schargel, oferece aos estudantes uma mescla de palestra, cinema e exposição museológica.

Entre os destaques da palestra está a apresentação do documentário “O Brasil da Pré-História, o Mistério do Poço Azul”, das produtoras brasileiras Grifa e Marca D’água em associação com a francesa Gedeon Programmes, e que já foi exibido em mais de 60 países.

Na ocasião, os alunos discutirão temas como geologia, antropologia e arqueologia, destacando a importância da exploração e descoberta de novas espécies para a ciência e o ser humano.

Após a palestra, os alunos participarão de uma oficina de esculturas com o paleoartista Rodolfo Nogueira, que ensinará os jovens a esculpir a cabeça de um desses gigantes que conviveram com nossos antepassados.

Para a orientadora do ensino de Ciências, Kêmeli Mamud, os animais pré-históricos encantam crianças e jovens, aguçando sua curiosidade e incentivando o gosto pela disciplina. “Em consonância com a matriz curricular de Ciências Naturais, que indica a necessidade de nossos estudantes compreenderem nossa história geológica e a história da evolução dos seres vivos, o Projeto Narrativas agrega ainda uma ideia central para o ensino de ciências: a de que fazer ciência e construir novos conhecimentos pode ser uma grande aventura”, destacou.

Participam deste projeto os alunos das seguintes escolas: EMEF ‘Profº. Possidônio Salles’, EMEF ‘Profª. Maria Amélia Wakamatsu’ e EMEF ‘Profº. Geraldo de Almeida’.