Secretaria de Manutenção da Cidade
A Prefeitura de São José dos Campos aprimorou o serviço e o atendimento à população nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) instalados nas regiões central, sul, leste e norte da cidade. Com isso, mais pessoas estão utilizando o serviço e evitando o descarte de resíduos de entulhos em locais impróprios. Os PEVs foram implantados para receber lixo reciclável e entulhos e funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Para liberar para uso da população, a Secretaria de Manutenção da Cidade fez a limpeza das caçambas, dando a destinação correta para materiais. O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).
Os PEVs facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.
A operacionalização dos PEVs é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, que recebe, separa, armazena e promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas é contra a lei (Lei Municipal 7815/09 e Lei Municipal 8206/10) e pode gerar multa de até R$ 15 mil.
“É muito importante a melhoria nos PEVs, já que eles ajudam a manter a nossa cidade limpa”, disse o aposentado Luís Francisco Ribeiro, 63 anos.
“O descarte correto do lixo nos PEVs ajuda a prevenir doenças como a dengue. Por isto, eles são fundamentais”, afirmou o lavrador Izaías Ramos, 49 anos.
Para os grandes geradores de resíduos, ou seja, acima de um metro cúbico, orienta-se contratar o serviço especializado de transporte e destinação dos materiais.