Cooperativas e Urbam vão orientar sobre uso das lixeiras
19/04/2017
Funcionária da Urbam orienta morador sobre separação de material reciclável
A separação dos materiais gera ganhos ambientais, pois reduz a extração de recursos naturais para fabricação de produtos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A 16ª Festa do Mineiro, que acontece nesta sexta-feira (21), das 9h às 22h, vai contar com contêineres para resíduos orgânicos e para os recicláveis para que a população possa colaborar com a destinação correta e, com isso, propiciar a coleta seletiva. A intenção da Prefeitura de São José dos Campos é organizar eventos sustentáveis, com a responsabilidade socioambiental.

Integrantes das três cooperativas de reciclagem (Alfa, Coopertech e Futura), que atuam no Centro de Triagem, e a equipe de educação ambiental da Urbam vão orientar os participantes a colocar os materiais nas lixeiras corretas. Restos de alimentos e guardanapos sujos devem ser colocados no contêiner de resíduos orgânicos e as latinhas, garrafas plásticas, vidro e embalagens (sem restos de alimentos) nos contêineres dos recicláveis.

Além da orientação, os integrantes das cooperativas também farão a separação dos materiais recicláveis no próprio evento. Eles vão trabalhar em dois turnos, com 12 pessoas em cada, para atender durante todo o evento.

A equipe de educação ambiental da Urbam vai montar um estande no local com objetos feitos de materiais recicláveis e peças do Museu do Lixo. Além disso, também vai orientar as pessoas para que façam a segregação adequada, explicando os benefícios ambientais e sociais da coleta seletiva.

“O principal fator para a sustentabilidade é a conscientização. Fazer com que a ideia se espalhe e assim colaborar para um mundo melhor onde possamos suprir nossas necessidades atuais sem comprometer as necessidades das sociedades futuras”, explica o coordenador Rodrigo Costa, da equipe de educação ambiental.

Cooperativas

As mais de cem famílias das cooperativas de reciclagem estão se beneficiando com a geração de renda proporcionada com a coleta seletiva em São José dos Campos desde o mês passado. Eles fazem toda a triagem e comercializam os materiais que os moradores destinam para a coleta seletiva. As cooperativas estão atuando no Centro de Triagem da Urbam e são constantemente capacitados pela Secretaria de Apoio ao Cidadão.