Abrigo reúne pessoas em situação de rua e aborda valores
19/04/2017

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Uma análise do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate abriu a Oficina de Culinária, realizada nesta quarta-feira (19) para um grupo de cerca de dez pessoas em situação de rua.

O evento aconteceu no Abrigo Pop da Prefeitura de São José dos Campos, unidade vinculada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Envolvidos pela questão abordada no filme sobre excessos, valores e regras, o grupo debateu temas relacionados à personalidade, valor da família e ansiedade. Além das discussões propostas, também foi possível o aprendizado sobre materiais de embalagens e o manuseio correto do chocolate.

Para Pércio de Oliveira Leite, o filme chamou a atenção por conta da ansiedade. “O filme que assistimos fala que devemos saber lidar melhor com a ansiedade. Então, estou aqui participando dessa oficina e controlando melhor minha ansiedade para aprender sobre o chocolate e fazer dele um ofício”, destacou.

No caso de Rodnei de Jesus Baltazar, que já trabalhou como auxiliar de cozinha e está há 3 meses no abrigo, a oficina é uma oportunidade. “Já trabalhei em diversos restaurantes, mas ainda não tinha experiência com chocolate. Estamos ainda na parte teórica e assim que colocar a mão na massa pretendo, quem sabe, fazer do chocolate uma renda”, citou.

Sirlei Fátima Salomão destacou a importância das estratégias de marketing para a comercialização do chocolate. “Assim como no filme, temos que ter uma estratégia de marketing para vender o chocolate. É isso que pretendo aprender na prática para tentar fazer uma renda”, disse.

A oficina integra o programa de ressocialização de pessoas em situação de rua que são atendidas pela Prefeitura. A primeira oficina socioeducativa em andamento é a Marcenaria Pop, que segue com peças decorativas produzidas por moradores em situação de rua em exposição no Center Vale Shopping.

Ao longo dos próximos meses, deverão ser criadas oficinas de artesanato, barbearia, meio ambiente, música e atividade física.

O Abrigo Pop atende moradores em situação de rua. No espaço, localizado à rua Guararapes, 37, Monte Castelo, eles podem fazer higienização, receber alimentação e pernoitar.

Já no Centro Pop II, que funciona à Rua Henrique Dias,  363, Monte Castelo, cerca de 50 pessoas deixam as ruas para passar participando de atividades de orientações social e psicológica, oficinas de artes, educação e esportes.