São José dos Campos quer motociclistas mais seguros
19/04/2017
Motocicleta com capacete
A proposta do município, que será avaliada pelo Detran, é oferecer um reforço à formação dos novos condutores de motocicletas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos se reuniu nesta última terça-feira (18) com a presidência do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), na sede do órgão em São Paulo, com o objetivo de ampliar a parceria entre o Estado e o município para reduzir o número de acidentes de trânsito. Desta vez, o foco são os motociclistas.

A proposta do município, que será avaliada pelo Detran, é oferecer um reforço à formação dos novos condutores motociclistas. Eles serão convidados para um aperfeiçoamento teórico sobre a correta utilização dos freios e procedimentos seguros, além do treinamento prático para desenvolvimento da habilidade na condução da motocicleta.

A capacitação será ministrada por guardas civis municipais e agentes de trânsito, sem custos aos futuros condutores.

De acordo com dados divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana e podem ocorrer por imperícia, negligência ou imprudência.

Segundo o Infosiga, banco de dados disponibilizado pelo Governo do Estado, das 95 mortes por acidentes de trânsito ocorridas em São José dos Campos no ano passado, 39 foram de motociclistas. Neste número, estão incluídas ocorrências nas vias urbanas e rodovias que cortam o município.