Defesa Civil se prepara para a Operação Estiagem 2017
19/04/2017

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Engenheiros, técnicos e voluntários da Defesa Civil de São José dos Campos vão participar de uma oficina preparatória para a Operação Estiagem 2017 nesta quinta-feira (20). O treinamento será realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Lorena, e deverá contar com a presença de representantes de toda a região do Vale do Paraíba.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, as cidades da Região Metropolitana Vale registraram 191 casos de incêndio em mata no ano passado. O aumento foi de 114% se comparado ao mesmo período de 2015, quando foram registradas 89 ocorrências.

Esse problema se agrava no período de estiagem, que geralmente ocorre nos meses de maio a julho nesta região. Trata-se de um fenômeno climático causado pela insuficiência de chuva por um longo período de tempo.

Durante o treinamento, serão apresentadas dicas práticas para reduzir o impacto ambiental causado pelas queimadas, discutidos os desafios de proteger áreas com cobertura vegetal e as ações e medidas para manter a qualidade do ar.

Além disso, será enfatizada a Operação Corta-Fogo, a situação do combate ao Aedes aegypti, o uso de aeronaves de combate aos incêndios e a fiscalização de queimadas e incêndios florestais, sem contar que será reforçada a importância da formação regional de brigadistas e o trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros.

“É importante preparar e reciclar as  brigadas de incêndio de São José e de outras cidades. Isso é importante do ponto de vista técnico porque apresenta aos participantes as diversas formas de combater o período de estiagem não só na nossa cidade, mas também em todo o Vale do Paraíba”, conta o engenheiro Daniel Simões, da Defesa Civil de São José dos Campos.