Parceria com Santa Casa internou 90 pacientes do Hospital Municipal
19/04/2017
Fachada da Santa Casa
Fachada da Santa Casa: hospital fez parceria com Prefeitura e passou a atender pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A parceria entre Prefeitura de São José dos Campos e Santa Casa, para internação de pacientes de clínica médica encaminhados pelo Hospital Municipal, completou dois meses nesta semana. Neste período, 90 pacientes foram encaminhados por intermédio da Cross – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, do Governo do Estado.

A parceria corresponde a um grande avanço para a cidade na oferta de vagas na rede pública de saúde, pois ajuda a desafogar os leitos do HM. Devido à grande demanda de pacientes internados no HM, a abertura desse fluxo abre espaço para a redução da superlotação.

Em fevereiro, após dez anos, a Santa Casa voltou a internar pacientes do SUS  (Sistema Único de Saúde) encaminhados pela Prefeitura. Atualmente, a Santa Casa tem disponíveis 120 leitos para o SUS, encaminhados pela Cross.

As vagas destinadas aos pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal estão dentro da cota de filantropia do Governo do Estado. Por isso, a Prefeitura não precisa investir recursos do município nessa parceria.

O Hospital Municipal é o maior hospital do Vale do Paraíba, caracterizado por ser um Centro de Trauma. Por mês, realiza cerca de 25 mil atendimentos no pronto socorro, 10 mil consultas ambulatoriais, mil cirurgias e cerca de 100 mil exames especializados.