Aluna da rede municipal tem poema publicado em livro
20/04/2017
Brunna Francielle Silva de Moraes
A estudante Brunna Francielle Silva de Moraes, de 11 anos de idade, estuda no 6º ano da Escola Municipal Sônia Maria Pereira da Silva Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A estudante Brunna Francielle Silva de Moraes, 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sônia Maria Pereira da Silva, no bairro Novo Horizonte (zona leste de São José dos Campos), teve um poema publicado no livro Eu Sou o Samba, da editora Litteris.

O livro é composto por 54 textos assinados por autores de todo o Brasil e foi publicado no dia 31 de março em comemoração aos cem anos do samba. Brunna foi a única participante de São José dos Campos, além de ser a única criança a colaborar com o livro. A obra conta sobre sua paixão pelo samba e pela escrita.

A mãe de Brunna, Jaqueline Moraes, relembra que a filha aprendeu a gostar de leitura aos 4 anos de idade, no início de sua alfabetização. A partir daí, Jacqueline uniu forças com os professores para incentivá-la a escrever. A aluna participou de diversos concursos e foi um deles que rendeu a publicação de seu texto neste livro.

“O apoio e a orientação dos professores sempre foi muito importante na preparação para as competições de literatura. Esses ensinamentos são fundamentais não só para esses concursos, mas também para a preparação psicológica e o amadurecimento na escrita de Brunna”, contou a mãe.

Uma das docentes que apoia a estudante é a professora Sandra Dinamarco, da Sala de Leitura, que conta o quanto a aluna é participativa e interessada durante as aulas.

“Ela está sempre disposta a aprender e incentivar também os outros alunos. Para nós, é um orgulho enorme ver um aluno se desenvolver dessa forma. Brunna é uma verdadeira multiplicadora de conhecimento”, destacou a professora.

Durante três anos consecutivos, Brunna participou do campeonato Arkos, uma competição para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo o país. No ano de 2014, com 8 anos, a aluna conquistou o primeiro lugar, com 1.705 livros lidos durante a competição. Em 2015, ficou em segundo lugar, com 2.201 livros e em 2016 comemorou o primeiro lugar novamente, com 198 títulos lidos.

A aluna contou sobre suas inspirações. “De acordo com cada assunto eu pesquiso e leio outros livros, mas minha grande fonte de inspiração são os professores, em especial, a Sandra, que é muito companheira”, disse Brunna.

A pequena escritora participa agora de um concurso da editora Litteris. Neste, ela escreveu o poema ‘O que sei’, que conta as suas vivências na cidade, cita história de imigrantes e destaca o carinho dos professores enquanto educadores. O resultado deste concurso será divulgado no dia 31 de maio.