Basquete feminino aumenta atendimento e chega a 160 meninas
20/04/2017
Time de basquete feminino
Uma das modalidades mais promissoras do programa Atleta Cidadão, a modalidade tem 100 atletas têm menos de 12 anos Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Uma das modalidades mais promissoras do programa Atleta Cidadão, o basquete feminino alcançou a marca de 160 meninas atendidas pelas equipes de base, em 2017. Desse total, 100 atletas têm menos de 12 anos.

A marca consolida uma evolução do esporte, que passou por um momento turbulento no cenário nacional nos últimos dois anos. Desde 2015, o número de crianças e adolescentes que integram as equipes de base, subiu de 30 a 160 jogadoras.

Atualmente, o Atleta Cidadão tem elencos nas categorias, sub 12, sub 13, sub 14, sub 15 e sub 17. Antes, eram o sub 13, sub 15 e sub 17. A divisão até 12 anos participa de festivais dentro e fora de São José. As demais categorias disputam o Campeonato Paulista.

“Nossa ideia é não só fomentar atletas propriamente ditos, mas formar cidadãos. Queremos meninas que busquem, além do esporte, uma vida saudável e educação”, explicou Lucas Lima Sousa, coordenador da base.

A história do basquete feminino no programa Atleta Cidadão coincide com o início do suporte da Prefeitura de São José dos Campos à categoria masculina, em 2001. À época, a coordenação estava a cargo do professor Carlos Lima, que já foi técnico da equipe joseense que chegou a ser terceira colocada na LBF (Liga de Basquete Feminino).

Desde então, as categorias de base têm revelado jogadoras para equipes de ponta no cenário nacional, com indicações para as seleções paulista e brasileira. Alguns exemplos de destaques da casa são as atletas: Raíne Alessa, campeã sul-americana com a seleção brasileira sub 17, em 2017, e Licinara Rodrigues Bispo, que ganhou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de 2016 com a equipe sub 18.

Além do coordenador, a comissão técnica é formada ainda pela professora das meninas até 12 anos, Marcia Cardoso, pelo técnico das categorias sub-15 e sub-17, Sthefane Rodrigues, e pelo estagiário Tiago Shoji.

Paulista

Os elencos sub 14 e sub 17 tiveram rodada dupla nesta última quarta-feira (19) pelo Campeonato Paulista. Os adversários foram os times do Centro Olímpico e aconteceram no ginásio do Pró Visão (Avenida Andrômeda, 3.061 - Bosque dos Eucaliptos).

Após boa campanha em 2016, as mais velhas estrearam na competição deste ano com vitória por 66 a 55. Disputam o torneio mais oito equipes, incluindo o Centro Olímpico. Já o sub 14 foi derrotado pelo rival por 14 a 41 e continua na lanterna da chave única, que tem cinco times, com três revezes. As visitantes estão uma posição à frente, com três vitórias e uma derrota. O líder é o ADC Bradesco, que acumula quatro vitórias e tem um jogo a mais que São José.

“O time sub 14 é diferenciado. Muitas atletas ainda nem têm ou têm até 13 anos, somente. É mais nova. Já o sub 17 foi bem no ano passado e ficou em terceiro lugar no Paulista”, analisou Lucas Lima Sousa, coordenador e técnico dos elencos até 13 e 14 anos.