Crianças passam o dia com pais na creche do Campo dos Alemães
24/04/2017
Pais assistem as aulas com os filhos, durante o período de adaptação
A unidade abriu as portas nesta segunda-feira (24) e recebeu com muito carinho os alunos até 3 anos para o primeiro dia de aulas Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta segunda-feira (24) foi dia de acordar a criançada mais cedo para o início das aulas na creche do Campo dos Alemães, na zona sul de São José dos Campos. A nova creche abriu as portas para cerca de 300 crianças, com idade entre 0 e 3 anos, com turmas nos períodos da manhã e tarde.

Em razão do período de adaptação, nos primeiros dias de aula é permitido o acompanhamento do pais ou responsável para que as crianças conheçam o ambiente e o atendimento oferecidos. Desta forma, tanto as crianças quanto os próprios pais podem se sentir mais seguros em relação aos cuidados oferecidos pelos profissionais da creche.

Segundo a diretora Alessandra Piccina, que há 21 anos atua no cargo de direção na rede de ensino municipal, a iniciação da criança na creche passa por três tipos de adaptação, ou seja, da criança com a escola, da família com a escola e da escola com a comunidade. “A melhor maneira de estreitar esses laços é no contato diário com os pais dos alunos, acolhendo e ouvindo as características e as necessidades de cada um. Esse primeiro encontro com os pais está sendo muito positivo, percebemos a alegria e a confiança em deixar seus filhos na nova creche”, afirmou.

Tal confiança é confirmada pela mãe Klebiane Menezes, 31 anos, que hoje comemora o início dos estudos de seu filho Pablo Jonas, 2 anos. “Sou muito apegada a ele e o coração fica apertado, mas conheço o trabalho da Prefeitura de perto, pois tenho outro filho em idade escolar.  Sei que estou trazendo o Pablo para um local que ensina, além da didática, valores como respeito e carinho pelo próximo”, destacou a mãe.

Quem também comemora a nova creche é a agente educadora, Beatriz Gonçalves, 26 anos, que recentemente foi contratada pela Prefeitura.  “Sempre desejei trabalhar na área de educação e hoje me sinto realizada com essa oportunidade. Agora, quero cursar pedagogia e cada vez mais construir laços com o ensino infantil. Me alegro em poder ensinar e aprender com as crianças”, disse.

Os alunos da EMEI Campo dos Alemães contam com salas equipadas com jogos educativos e brinquedos apropriados para os alunos atendidos. “Estou acompanhando o primeiro dia da minha filha na escola e percebo que tudo é pensado, estrategicamente, para a idade de cada turma. Desde as atividades na sala de aula, até a merenda servida. Tudo foi pensado com carinho para atender desde os mais novos da maneira como eles precisam”, observa Laís Leme, 18 anos, mãe da aluna Lorrayne Pietra, de quase 3 anos.

Creches que serão entregues neste ano

Norte
  • Alto da Ponte – 800 vagas