Cooperativas recolhem 260kg de recicláveis na Festa do Mineiro
24/04/2017
Integrantes da cooperativa Futura
Integrantes da cooperativa Futura, que distribuíram informativos aos visitantes e fizeram a separação dos materiais recicláveis no local Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Urbam e as cooperativas de reciclagem do Centro de Triagem conseguiram transformar a 16ª Festa do Mineiro em um evento mais sustentável, por meio da conscientização dos participantes para a destinação correta dos resíduos nas lixeiras marrons (orgânico) e azuis (reciclável). A festa, que aconteceu na última sexta-feira (21), teve um público de cerca de 25 mil pessoas.

Com a orientação dos funcionários da Urbam e cooperados durante a festa, a população destinou os materiais para a coleta seletiva. Foram recolhidos 260 quilos de recicláveis, principalmente latas de refrigerantes, copos e garrafas plásticas durante todo o evento. A intenção da Prefeitura de São José dos Campos é promover eventos sustentáveis, sempre com a responsabilidade socioambiental.

Integrantes das três cooperativas de reciclagem (Alfa, Coopertech e Futura), em conjunto com a equipe de educação ambiental da Urbam, distribuíram materiais informativos aos visitantes. As cooperativas fizeram a separação dos materiais recicláveis no próprio local da festa.

Mais de 300 pessoas passaram pelo estande da Urbam, que contou com objetos feitos de materiais recicláveis e peças do Museu do Lixo.

Simone dos Santos Vicente, secretária da central das cooperativas, achou o evento bem produtivo. “Festas grandes geram muito volume de resíduos. É um bom momento para a reciclagem. Como os contêineres que ficaram dentro do galpão estavam identificados, os participantes colaboraram bastante”, disse.

Cooperativas

As mais de cem famílias das cooperativas de reciclagem estão se beneficiando com a geração de renda proporcionada com a coleta seletiva em São José dos Campos desde o mês passado. Eles fazem toda a triagem e comercializam os materiais que os moradores destinam para a coleta seletiva. As cooperativas estão atuando no Centro de Triagem da Urbam e são constantemente capacitados pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.