Paratleta de São José conquista índice para Mundial de Londres
24/04/2017
Edson Cavalcante Pinheiro entre dois corredores
O velocista Edson Cavalcante Pinheiro, da equipe joseense, também foi campeão em duas provas do Open Internacional de Atletismo Foto: Arthur Marega/Instituto Athlon

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O velocista Edson Cavalcante Pinheiro teve um dos fins de semana mais positivos do ano. Integrante da equipe Instituto Athlon/São José, ele foi campeão em duas provas do Open Internacional de Atletismo e, de quebra, conquistou o índice para o Mundial de Londres.

Edson foi medalha de ouro nos 100m e 200m rasos, classe T38. A marca necessária para ir ao Reino Unido e buscar o título mundial dos 200m foi alcançada no segundo dia de competição, sábado (23). O torneio intercontinental está agendado para 10 de julho.

"No sábado entrei nos 200m e, logo de cara, consegui o índice. Desta maneira, saiu o peso das minhas costas, a pressão para conseguir a vaga. Consegui também bons resultados nos 100m, então estou emocionado e muito pilhado. Agora tenho de aproveitar e focar já na preparação para Londres", afirmou o paratleta da seleção brasileira.

Equipe estrelada

Além de Edson Pinheiro, participaram ainda outros quatro paratletas de São José dos Campos: Diogo Ualisson e Márcio Braga Leite (no masculino) e Sabrina Custodia da Silva e Lorena Spoladore (feminino). No total, foram dez medalhas conquistadas, sendo oito de ouro e duas de prata.

Diogo conquistou o título nos 100m e 200m rasos da classe T12; Sabrina foi campeã nos 100m e 200m rasos da classe T44; Márcio ficou com a prata no lançamento de disco, classe F11; e Lorena faturou o ouro nos 100m e 200m, classe T38. Com os resultados, todos se classificaram também para o Campeonato Brasileiro.

O Open Internacional é homologado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e valeu índice para o Brasileiro e Mundial. O nacional será realizado nos dias 2 a 4 de junho, também na capital paulista.