Aberta licitação para desassorear rios e córregos
24/04/2017
Trecho do Córrego Cambuí, na Vila São Benedito
O Córrego Cambuí, que corta as regiões sudeste, central e leste, vai receber os serviços nos trechos mais críticos em áreas urbanas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta segunda-feira (24), o processo de licitação para limpeza e desassoreamento de rios e córregos que integram a bacia do Rio Paraíba do Sul na cidade.

Com investimentos de R$1,2 milhões, o serviço será executado em 30 quilômetros de extensão, sendo priorizados os trechos mais críticos que não receberam o serviço há pelo menos dois anos.

O trabalho atenderá parte dos afluentes situados em áreas urbanas. São eles os rios Comprido, Pararangaba, Buquirinha, Buerinho, Limoeiro e os córregos Cambuí, dos Putins e Olaria.

O desassoreamento permite o melhor escoamento das águas, tira materiais contaminantes que prejudicam a qualidade da água do fundo do rio, evita transbordamentos e reduz as chances da formação de erosões.

A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 5 de maio.

Como medida preventiva, a população também pode contribuir com a preservação da malha hídrica do município, promovendo o descarte correto de lixo e outros resíduos.