População ganha novas pontes no Varadouro e Guirra
24/04/2017
Obras na ponte do Jardim República
A Prefeitura iniciou a recuperação da ponte de madeira do Jardim República, na região sul, que dá acesso à Estrada do Varadouro Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (24) a recuperação da ponte de madeira do Jardim República, na região sul, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e a previsão é de que seja concluído até a próxima sexta-feira (dia 28).

Por medida de segurança, a ponte havia sido interditada pela Defesa Civil no dia 7 de abril.

A ponte servia como alternativa para motoristas e pedestres dos bairros Jardim República e Jardim Bandeirante para o acesso à cidade vizinha e à rodovia Carvalho Pinto. A principal ponte de concreto, que fica a cerca de 500 metros, continua sendo o principal acesso a Jacareí.

O trabalho de recuperação será executado em parceria com a Prefeitura de Jacareí, que forneceu o novo forro e as vigas de madeira.

Estrada do Guirra

Nesta terça-feira (25), será feita a substituição da terceira ponte de madeira por tubulação de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte da cidade.

As outras duas pontes que existiam na Estrada Municipal do Guirra já foram substituídas.

O objetivo é garantir maior segurança aos motoristas que trafegam pela estrada, que faz a interligação com a comunidade da Água Soca e o distrito de São Francisco Xavier. A melhoria também facilitará o acesso à Estrada do Roncador e à Estrada do Rio do Peixe.

Antes da troca da madeira pela tubulação de concreto, as três pontes foram interditadas pela Defesa Civil devido ao risco de desabamento.

Moradores do bairro do Guirra comemoraram a substituição das pontes de madeira. "É uma reivindicação antiga, já que quando chove fica inviável a passagem de ônibus aqui. Vai melhorar o acesso e garantir mais segurança para pedestres e motoristas", disse a caseira Ireni Pereira da Silva, 48 anos.

"Com a retirada das pontes de madeira, acredito que vai resolver o problema. Do jeito que estava, precisava de manutenção constante", afirmou o comerciante Izaias Prado, 61 anos, que tem um sítio no bairro do Guirra.