Recuperação de estradas beneficia pequenos produtores rurais
24/04/2017
Antônio Neto de Sous
Antônio Neto de Sousa, de 72 anos: “Com a recuperação das estradas, a Prefeitura nos ajudará a vender mais produtos” Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos deverá concluir, até o próximo dia 3 de maio, as obras de recuperação das ruas e estradas do assentamento Nova Esperança 1, no bairro Vargem Grande, zona norte da cidade. O serviço teve início no último dia 21 e está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Serão niveladas as 15 vias, sendo que as principais também receberão cascalho. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos agrícolas para as feiras livres e comércios de São José e também agilizar o tráfego de vans escolares e ônibus.

Atualmente, 120 famílias moram no assentamento, sendo que pelo menos 80 têm na produção rural seu principal meio de subsistência.

Nos sítios são plantados mandioca, feijão de corda, milho, jiló, banana, poncã, abóbora, quiabo, maracujá, jaca, mamão, manga e abacate, entre outras variedades.

As famílias  vendem  diariamente seus produtos nas feiras livres de toda a cidade e também em pontos de grande concentração de pessoas na região central, como a Praça Afonso Pena e a Rodoviária Velha.

Comemoração

Os produtores rurais destacaram a importância da melhoria das estradas e ruas do assentamento, que segundo eles é uma reivindicação antiga.

“Estas ruas e estradas são as nossas vidas e dependemos delas para sustentar nossas famílias. Com a melhoria que a Prefeitura está fazendo nessas vias, vamos conseguir agilizar a chegada dos nossos produtos aos consumidores”, disse o produtor rural Douglas Santos Silva, 28 anos.

“Quando chove, não conseguimos sair do assentamento para vender nossos produtos. Com a recuperação das estradas, a Prefeitura nos ajudará a vender mais produtos”, afirmou o produtor rural Antônio Neto de Sousa, 72 anos.

A produtora rural Maria Madalena Machado, 54 anos, também comemorou a recuperação das vias públicas. “Já cansei de empurrar carros aqui quando chove. Quanto melhor a condição das ruas e estradas, mais chance de melhorarmos nossas vendas. E sem esquecer que facilitará a chegada e saída de ônibus e vans escolares”.