Agente educador dá assistência diferenciada ao aluno na escola
25/04/2017
Agente educadora e alunos da educação infantil
O profissional é responsável pelas atividades lúdicas, higiene e alimentação dos alunos das escolas municipais de educação infantil Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Desde o começo deste mês, 65 novos agentes educadores, contratados pela Prefeitura de São José dos Campos, já estão fazendo a diferença dentro de 15  escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. No total, já são 300 agentes apoiando o trabalho dos professores e garantindo maior assistência às crianças.

O Instituto Materno Infantil Helena Ferreira, localizado no bairro Jardim Jussara (região centro), atende hoje cerca de 300 alunos em período integral, com idade entre 0 e 5 anos, e conta com 31 agentes educadores, dos quais 14 começaram a trabalhar em abril.

Um deles é Anderson Luiz Toledo Thomaz, 38 anos, que comemora a oportunidade de unir a profissão a algo que sempre gostou: o contato com as crianças. “Tenho dois filhos e o terceiro já está a caminho e não há nada que tenha mais valor para mim do que a família e a dedicação aos meus filhos. Hoje posso oferecer o cuidado que dou a eles às crianças dessa escola. O trabalho é muito gratificante, saio daqui renovado todos os dias”, contou.

O agente educador é responsável por apoiar o professor em sala de aula com atividades lúdicas, higiene e alimentação dos alunos e permanecem na escola durante todo o período de aula. Com o trabalho destes profissionais, a assistência à criança e ao professor são reforçados dentro de todo o ambiente escolar, garantindo a aprendizagem com mais segurança e conforto a todos.

“Eles são fundamentais dentro da nossa escola. Todos passam por treinamentos periódicos para atender aos alunos da melhor forma, desde uma brincadeira simples em sala de aula até a hora do banho ou em casos de emergência”, disse a diretora da creche, Francilene Silvério.

Aos alunos de período integral são oferecidas cinco refeições por dia e esse é um dos principais momentos em que o agente precisa exercer sua função, segundo a diretora. “No refeitório observamos a paciência e o cuidado ao servir. Cuidar de crianças exige amor por parte do educador e observamos isso nos agentes com o passar do tempo. Por isso, valorizamos a integração entre os agentes antigos e os novos para uma contínua troca de experiências”, destacou Francilene.