Educadores ambientais orientam moradores do Bosque e Putim
25/04/2017
Educadores ambientais orientam moradores sobre a reciclagem do lixo
As equipes de funcionários da Urbam estão atuando em várias frentes nas abordagens à população de porta a porta e em palestras Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

As equipes de educação ambiental da Urbam estão atuando em várias frentes nas abordagens à população para a participação na coleta seletiva. Além das abordagens porta a porta, os educadores realizam palestras e exposição de materiais feitos com recicláveis e peças do Museu do Lixo em escolas e empresas, apresentação de teatro de fantoches em escolas e também recebem grupos de estudantes para conhecer a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (Lixo Tour). 

Nesta terça-feira (25), a equipe está realizando a conscientização dos moradores no Bosque dos Eucaliptos (região sul). A partir de quarta-feira (26), o trabalho será feito durante uma semana no CDHU do bairro Putim (região sudeste). O Objetivo é que os moradores colaborem disponibilizando os materiais recicláveis nos dias corretos do caminhão da coleta seletiva. 

A coleta seletiva voltou a ser feita diretamente pela Urbam desde o dia 27 de março, com mais qualidade na prestação do serviço à população. Desde então, já foi registrado recorde no volume da coleta seletiva na terça-feira (18), com 70,3 toneladas recolhidas em um único dia. A expectativa, ao longo dos meses, é voltar a recolher a média de 51,6 toneladas/dia – produtividade que a cidade atingia em 2012.

Coleta seletiva

A separação dos materiais recicláveis e sua destinação correta gera ganhos ambientais, pois reduz a extração de recursos naturais usados na fabricação de novos produtos e contribui para aumentar a vida útil do aterro sanitário. Traz também benefícios sociais porque a venda dos produtos garante renda para mais de cem famílias de cooperativas de reciclagem, além de recursos para os catadores informais.

Como separar os materiais

O lixo orgânico (sobras de alimentos, cascas de frutas, fraldas descartáveis, papel higiênico, guardanapo e poeira da varrição) devem ser destinados para o caminhão da coleta comum. Os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro, isopor e metal) devem ser destinados para o caminhão da coleta seletiva. Saiba mais no site: www.urbam.com.br

Dias e horários

A população deve disponibilizar os materiais recicláveis nos mesmos dias em que já estava habituada. Em alguns locais o horário da coleta foi alterado para após às 15h, mas os dias permanecem os mesmos. Em caso de dúvida, a população deve entrar em contato pela Central 156.