Alunos aprendem sobre prevenção e segurança
25/04/2017
Alunos aprendem sobre prevenção e a comunidade ganha mais segurança
Alunos aprendem sobre prevenção e a comunidade ganha mais segurança Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

Transformar o conhecimento em prevenção e fazer dos alunos agentes multiplicadores dentro e fora das escolas. Essa é a proposta do Programa Escola Segura, que conta com 10 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos para orientar alunos da rede municipal de ensino sobre segurança.

Pelo menos 64 mil estudantes da educação infantil e fundamental já participaram das diversas atividades oferecidas pelo programa ao longo dos últimos anos.  O resultado da presença dos guardas municipais dentro das escolas é a maior proximidade entre alunos e a corporação, favorecida pelo diálogo, bom relacionamento e confiança.

O programa foi criado com o objetivo de promover palestras educativas relacionadas à segurança pública de um modo geral, abordando as formas de combate à violência, ao tráfico e ao uso de drogas e os perigos que o mundo pode oferecer para as crianças e os adolescentes.

“O mais importante é estimular a abertura do diálogo com pais, alunos, professores e diretores das escolas. Essa é a principal proposta do Escola Segura”, contou o guarda municipal Márcio Luiz Gregate, integrante do Programa Escola Segura.

O programa está dividido por séries de atividades específicas, criadas para atender aos estudantes e professores. Neste ano, as EMEFs Ana Berling Macedo, do Alto da Ponte (região norte);  Palmyra Sant’Anna, na Vila Industrial (região leste); e a Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz (região centro), já estão participando.

“A equipe trabalha com atividades direcionadas para cada público, conforme a faixa etária. Tudo isso para garantir que a mensagem chegue de forma clara e objetiva, com foco na disciplina, igualdade e respeito ao próximo”, completou Gregate.

Conteúdo

As palestras do programa são direcionadas para os alunos do ensino fundamental, na faixa etária de 12 a 15 anos, e trata de temas atuais como forma de orientar e instruir os estudantes a manter uma relação amistosa dentro e fora da escola, o respeito aos colegas e a importância da proteção ao patrimônio público.

Crianças e creches e de pré-escolas contam ainda com o teatro de fantoche, que aborda as mesmas temáticas, mas de forma mais lúdica. Os próprios guardas manipulam os bonecos de fantoche e depois se apresentam fardados às crianças.

As atividades esportivas também estão presentes no programa. Os eventos acontecem em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania e incentiva o bom comportamento entre os alunos, já que para se manter em torneios os estudantes não podem se envolver em ocorrências negativas no ambiente escolar.

Como agendar

O programa acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e conta com 10 agentes (uma inspetora, dois guardas classe distinta, seis da 1ª Classe e um da 2ª Classe. O trabalho é desenvolvido em todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Núcleos de Educação Infantil e Institutos Materno Infantil. As escolas interessadas em receber as atividades devem entrar em contato pelo telefone (12) 3916-4416, das 9h às 16h.