Estudantes da rede municipal têm atividades de empreendedorismo
25/04/2017
Ananda Marinho de Oliveira
Ananda (à esquerda): “Meu sonho é trabalhar como psicopedagoga e sei que preciso transformar este sonho em meta para alcançá-lo” Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos retomou, nesta terça-feira (25), as atividades de empreendedorismo oferecidas pelo Centro de Educação Empreendedora (Cedemp) para os alunos da rede de ensino municipal. Cerca de 70 alunos do 9º ano da Emef Maria de Melo, localizada na zona sul da cidade, participaram do primeiro dia de oficinas. Até sexta-feira (28), outras três escolas municipais de ensino fundamental participarão das atividades no Cedemp.

A estimativa é que, ao longo deste ano, o Cedemp receba cerca de 4 mil jovens para o desenvolvimento de atividades que estimulam a formação empreendedora. O programa está ligado à disciplina de Enriquecimento Curricular e visa estimular a criatividade e inovação no dia a dia dos alunos dentro e fora da sala de aula.

O estudante Gabriel de Mello Reis, 14 anos, entende a importância deste aprendizado desde cedo. “Os jovens hoje estão muito preguiçosos, pois têm tudo nas mãos com a facilidade que a Internet traz e deixam de estimular a criatividade, desenvolver ideias novas. Aulas como essa incentivam a exercitar a mente e sair do lugar comum”, avaliou.

Para a aluna Ananda Marinho de Oliveira, 14 anos, as aulas de empreendedorismo estimulam a preocupação com o futuro. “Meu sonho é trabalhar como psicopedagoga e sei que preciso transformar este sonho em meta para alcançá-lo. Ter nossos professores incentivando e compartilhando experiências conosco é uma grande ajuda nessa trajetória”, destacou a jovem.

O professor de Enriquecimento Curricular da escola, Luis Henrique Fonseca, notou o interesse e o envolvimento dos alunos durante as aulas. “Essas atividades abrem o campo de visão dos estudantes. É muito importante unir a teoria da sala de aula com a prática das oficinas no Cedemp, pois estimula o trabalho em equipe e ensina a valorizar também a ideia do colega”, enalteceu.