Prefeitura faz campanha de prevenção nas UBS's
26/04/2017

Secretaria de Saúde

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe H1N1), que prossegue até o dia 26 de maio, a Prefeitura de São José dos Campos também está realizando a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal nas unidades básicas de saúde. Após receberem a vacina, as pessoas, sobretudo os idosos, estão sendo convidados a fazer uma avaliação por profissionais da área odontológica da própria unidade, com o objetivo de localizar possíveis lesões na boca.

Toda a equipe de saúde bucal da Prefeitura, formada por dentistas e técnicos em saúde bucal, são capacitados anualmente sobre temas relacionados à importância do diagnóstico precoce do câncer bucal.

Neste ano, a capacitação para os dentistas abordou o tema prevenção de problemas bucais em pacientes oncológicos e tratamento das manifestações orais decorrentes do tratamento de quimioterapia e da radioterapia de cabeça e pescoço, ministrado pela professora Ana Christina Claro Neves, mestre e doutora em prótese buco-maxilo-facial.

Os técnicos e auxiliares em saúde bucal que fazem a parte educativa da campanha foram capacitados pelo cirurgião-dentista da Prefeitura, Antonio Carlos Victor Canettieri, professor da Univap, mestre e doutor em biopatologia bucal.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Nardy Maria de Moraes, o cuidado clínico ao paciente não deve se restringir somente à garantia de ações individuais, mas sim promover a saúde e prevenir doenças. Ela lembra que a campanha de prevenção é desenvolvida desde 2005, mediante orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Durante a campanha, os idosos são orientados a eliminar os fatores de risco, como o ajuste incorreto das próteses, a necessidade de tratar os dentes e a importância da higiene bucal. Também são alertados a combater o álcool e o tabagismo e a usar filtro solar sempre que se expor ao sol. Outra recomendação importante é a manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais.